Quarteto em Cy

Artista :

As quatro irmãs vieram de Ibirataia, Bahia, e foram batizadas de Quarteto em Cy por Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, devido à primeira sílaba dos seus nomes: Cyva, Cybele, Cynara e Cylene, que estrearam no Bottles Bar em 30 de junho de 1964, acompanhadas pelo Copa Trio, Rosinha de Valença e Carlos Castilho, seu primeiro arranjador vocal.
Desde 1980, a formação do Quarteto em Cy é: CYVA, CYBELE, CYNARA E SONYA.
Nos anos 60, apresentaram-se em muitos shows no Brasil e pela América do Sul, com Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Baden Powel e Oscar Castro Neves. Também se apresentaram no show cost-to-cost de Andy Willians pela NBC, em Los Angeles, Califórnia, e no Joey Bishop Show pela ABC, Califórnia, além de temporadas no Saharás e Harrahs em Lake Tahoe, no San Jeronimo Hilton Hotel, em Porto Rico e no Shamrock Hilton Hotel em Houston, Texas.
O Quarteto em Cy participou ativamente dos grandes festivais da canção popular no Brasil.
Com o “Samba do Crioulo Doido”, de Sergio Porto, “Apelo” de Baden Powell e Vinícius e “Pedro Pedreiro”, de Chico Buarque de Hollanda, tornou-se conhecido por todo o país, motivando shows como “Resistindo”, com texto de Aldir Blanc e direção de Benjamim Santos, “Em mil Kilohertz”, com direção de Tulio Feliciano, “Cobra de Vidro” com MPB-4, “Vinícius e Caymmi no Zum-Zum” e “O Rio Amanheceu Cantando”, com Elizeth Cardoso.
O grupo tem discos lançados no Japão, Portugal, França, Espanha, Chile, México, Argentina e Estados Unidos, produzidos por nomes como Aloysio de Oliveira, Paulinho Tapajós, Edu Lobo, Roberto Menescal, Marcos Maynard, Durval Ferreira e Esdras Pereira.
Em 1989, o Quarteto em Cy participou de um festival de Bossa Nova no Teatro Shibuya, em Tóquio, bem como de shows na boite Kay, além da realização de um especial para a TV japonesa, juntamente com Carlos Lyra, Leila Pinheiro e o grupo mineiro, Uakti.
Em 1992 o grupo foi para a Espanha participar do aniversário de 500 anos de descobrimento da América, a convite do governo espanhol, tendo viajado por seis cidades: Madrid, Sevilha, Salamanca, Cáceres, Huelva e Badajós, com Carlos Lyra, Gilson Peranzetta e Maria Creusa, com direção de Alfredo Radozynski e direção musical de Celia Vaz.
Em 1997 ganharam o Prêmio SHARP de melhor grupo vocal. Em fevereiro de 1997 e em junho de 1998 voltaram seguidamente ao Japão, para uma série de shows no Sabbaths e lançamento de CD. Todos os discos da carreira do Quarteto em Cy já foram lançados no Japão onde já têm um grande público.além de algumas obras terem sido lançadas também nos Estados Unidos, Europa e América do Sul.
Em julho de 2001 lançaram o Cd ao vivo Quarteto em Cy e Luiz Claudio Ramos, primeiro registro de vozes e violão do Quarteto, pela gravadora CID. Este disco originou-se de um show feito em 1981 no Teatro Paiol de Curitiba, homenageando Vinicius de Moraes. Esta foi uma das primeiras homenagens ao poeta.
O primeiro CD Infantil gravado pelo grupo chama-se Hora da Criança, foi lançado em outubro de 2001, com participações de Gilberto Gil, Angélica, Mpb4 e Chico Faria.
Em 2002, lançaram CD e DVD ao vivo do show do mesmo nome Verdades e Mentiras, dirigido por Ruy Faria (ex-Mpb4), com textos de Millôr Fernandes e do Ruy.
Em junho de 2004 completaram quarenta anos de carreira e, nesta ocasião, foi lançado pela Universal, um CD duplo que consta de uma coletânea de clássicas e outra de raras e inéditas.
Para comemorar os quarenta anos de carreira, o Quarteto em Cy ensaiou um show intitulado Vinicius e Caymmi em Cy. Neste espetáculo o grupo canta os dois compositores, com histórias da época em que fizeram juntos o famoso show do Zum Zum, no Rio de Janeiro, em 1964 e 1965. Em julho de 2006 gravaram este espetáculo em DVD e CD que estará nas lojas em maio de 2007.
Em maio de 2006 lançaram o CD Samba em Cy, pela gravadora Fina Flor, com arranjos instrumentais de Ruy Quaresma e Humberto Araújo, produção de Ruy Quaresma e vocais de Cynara. São oito sambas inéditos e seis regravações.
Neste ano de 2007, quando completaria 80 anos se estivesse entre nós, Tom Jobim é o homenageado com um show inteiramente dedicado ao Maestro, onde o Quarteto em Cy canta canções antológicas como Sabiá, Anos Dourados, Chega de Saudade, Desafinado, Wave, Samba de uma nota só e tantos outros sucessos do Maestro Soberano.

Rio de Janeiro, janeiro de 2007.

FAZER ORÇAMENTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Artista escolhido:

Sua mensagem