Brasileirinhos

Artista :

Música para os bichos do Brasil

A fauna do Brasil é uma das mais ricas do mundo, mas tem inúmeras espécies de animais ameaçados de extinção. Tendo como base a consagrada série de livros intitulada Brasileirinhos (Cosac Naify), com poemas de Lalau ilustrados por Laurabeatriz, o músico Paulo Bira criou o CD Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil, lançado em 2010 pela Azul Music.

São 15 composições de Paulo Bira sobre os poemas do livro, com a participação e aval de vários grandes intérpretes como Zeca Baleiro, Suzana Salles e Paulo Tatit, Skowa, Mario Manga,  Jerry Espíndola e Marisa Orth, entre outros.

O CD foi um dos 5 indicados ao Grammy Latino 2010 na categoria Melhor Álbum de Música para Crianças, concorrendo com trabalhos de vários outros países e traz ainda Natalia Barros cantando Macuco, Susie Mathias cantando Gato-palheiro, Cris Miguel e Sergio Serrano, da Cia. Ópera na Mala, cantando Jacaré-de-papo-amarelo, Paulo Padilha cantando Cachorro-do-mato-de-orelha-curta e Lucina cantando Onça-pintada. Dos músicos já citados, Zeca Baleiro empresta voz ao Urubu-rei, Suzana Salles e Paulo Tatit cantam Tamanduá-bandeira, Skowa canta Mico-leão-dourado e Marisa Orth empresta sua interpretação para Mico-de-cheiro.

Além de musicar os poemas de Lalau sobre os bichos em extinção, Paulo Bira também produziu, arranjou e gravou o CD. Sua inspiração surgiu naturalmente, como ele mesmo conta. “Quando o primeiro livro dessa série foi lançado, eu lia para os meus filhos, (que agora já estão grandes), e fui percebendo uma musicalidade que os poemas e a personalidade de cada bicho revelavam. A partir daí, as músicas foram surgindo quase que naturalmente”, explica Paulo.

No show, além de cantar as canções acompanhado de uma banda primorosa, vamos conversando sobre os bichos, contando histórias e fazendo advinhas, criando um clima de intimidade com as crianças e guiando elas por essa viagem musical pela fauna. Além da relação que tentamos criar entre a personalidade dos bichos e os ritmos das músicas, por exemplo, o imponente Urubu-rei ganhou um ritmo de valsa; o Jacaré-de-papo-amarelo, como é comum no Pantanal, é representado por uma guarânia; a indolente Preguiça-de-coleira ganhou uma moda de viola que, depois, se transforma em reggae; o Mico-leão-dourado, coisa muito nossa, ganhou um samba; já o Peixe-serra e o Tubarão-martelo inspiraram um tremendo rock!

Em 2013, foi lançado o volume 2 dos Brasileirinhos, com grande sucesso, apresentando novos bichos, como a Toninha, o Corocoxó, o Tatu-bola, com participações especialíssimas de Cris Aflalo, Ceumar, Mauricio Pereira, Papete e Chico César.

 

 

FAZER ORÇAMENTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Artista escolhido:

Sua mensagem