Leo Gandelman

Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista Leo Gandelman alcançou um patamar inteiramente único no Brasil – e raro até mesmo mundo afora: é adorado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB; da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.
Na verdade, Leo Gandelman ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na musica popular e instrumental.
Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional. Iniciou sua carreira artística solo em 87 inspirando- se principalmente na música brasileira e no Jazz, sempre com clara versatilidade e criatividade. Estas são marcas registradas que fizeram com que ele fosse eleito durante 15 anos consecutivos “o Melhor Instrumentista Brasileiro” pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil.
Seu trabalho também foi lançado com grande sucesso nos Estados Unidos, onde Leo desenvolveu uma carreira notável na última década, com direito a seis temporadas de casa cheia no Blue Note de Nova Iorque.
Leo já gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de 500.000 copias.
Com o CD “Radamés e o Sax” Leo Gandelman , ganhou do premio TIM 2007 como “Melhor Disco Instrumental“ e “Melhor produtor“.
No final de 2008 lançou o CD e DVD “Sabe Você” , uma linda releitura de baladas brasileiras contando com participações especiais de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro.
Em 2009 participou do “Moscow City Jazz Festival “, e foi também a Caracas onde sob a Regência de Issac Karabitchevsky , foi solista convidado da “Orquestra Jovem de Caracas. Iniciou tambem a produção e apresentaçNao do programa “Instrumantal MPB” na radio MPB FM.
Em 2010 excursionou pela Espanha com a Pianista Maria Teresa Madeira e pela Rússia e Itália com seu quarteto, além de participações em festivais de Jazz no Brasil.
No momento Leo se dedica ao lançamento do seu selo independente “Saxsamba” com o CD “Origens” Concerto para Sax e Piano que marca o seu retorno a musica clássica.

FAZER ORÇAMENTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Artista escolhido:

Sua mensagem